SAAE comemora 25 anos em Cambuí-MG

SAAE INFORMA:
25/03/2020
Interrupção no abastecimento
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História do SAAE de Cambuí-MG

Até o final do ano de 1994 o serviço de água e esgoto da cidade de Cambuí era administrado pelo DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto mantido pela Prefeitura Municipal de Cambuí. Devido as dificuldades e problemas diversos em que o departamento se encontrava, não conseguindo cumprir a legislação mantendo a qualidade da água e atendendo todos os consumidores satisfatoriamente, a demanda do Município de Cambuí, relativa a esses serviços de Água e Esgoto agrava-se ano a ano, criando uma série de problemas sanitários e de saúde pública, pois não existia um programa de ações bem elaborado.

No intuito de se resolver o problema, é apresentado um projeto de Lei criando uma Autarquia Municipal, contando na época com poucos remanejamentos de recursos para a sua implantação.

Na implantação do SAAE os servidores que eram concursados e lotados no Departamento de Água e Esgoto da Prefeitura foram transferidos para a Autarquia. Depois no decorrer dos anos foram realizados vários concursos públicos para engrandecer a equipe de colaboradores da Autarquia.

A partir de 1995, mas exatamente no dia 03/04/2020 surge o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cambuí (SAAE) que é uma Autarquia Municipal, com personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira. Criado pela Lei nº 1287 de 06 de dezembro de 1994 e atualmente regulamentado pelas leis nº. 1476/99, 1477/99 e 1478/99 entre outras; com o objetivo de estudar, projetar e executar diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em engenharia sanitária, as obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos, buscando a plena satisfação dos usuários e a preservação do meio ambiente.

Desde sua criação o SAAE vem se destacando cada vez mais como uma autarquia competente, responsável e com extrema preocupação em atender a população cada vez melhor. Durante esses anos já se passaram diversos diretores e servidores que puderam contribuir cada um da sua forma com o progresso e crescimento da Autarquia.